POSTADO EM 05 maio 2022 · Secretaia de Planejamento

1ª PRESTAÇÃO DE CONTAS DO IPCEZ PARA OS APOSENTADOS E PENSIONISTAS DO MUNICÍPIO

Ocorreu no dia 3 de maio no período da manhã, no Centro de Eventos a primeira prestação de contas do IPCEZ, para os aposentados, pensionistas, conselho fiscal do instituto, vereadores e demais autoridades.

Foram mostrados dados oficiais que comprovam o rombo do fundo de pensão que foi degradado desde 1993, e hoje encontra-se “FALIDO”, conforme os cálculos ATUARIAL.

O IPCEZ deveria ter em caixa hoje, segundo esses cálculos cerca de R$ 43.000.000,00 (QUARENTA E TRÊS MILHÕES DE REAIS), entretanto, em saldo de conta corrente, tem apenas cerca de duzentos mil reais, pagos nessa atual gestão, ou seja, as gestões anteriores além de usarem todo o dinheiro do RPPS, não deixaram nada no caixa, por isso o pagamento dos aposentados vivia atrasado, pois o que recolhe dos servidores ativos, não paga a metade da folha deles.

Foi exposto a todos a preocupação com o futuro, hoje, para haver pagamento dos aposentados o prefeito Valtenir precisa fazer um aporte mensal (colocar dinheiro do cofre público para completar a folha de pagamento) no valor aproximado de R$ 270 mil reais mensais.

A verdade é que gestões anteriores os aposentados chegaram a ficar com os pagamentos atrasados em até dois meses consecutivos e a preocupação do prefeito Valtenir é como irão proceder, os próximos governantes em relação ao fundo.

O advogado do instituto orientou quanto as ações legais que podem serem feitas para tentar recuperar o fundo, trazendo os gestores passados a cumprirem sua responsabilidade junto a saúde do instituto.

A reunião foi muito proveitosa, e esperamos os resultados.

Estamos atentos. Cezarina precisa desenvolver e ter aquilo que lhe é de direito, por enquanto, fica os aposentados no consolo de que o prefeito Valtenir continuará a priorizar os aposentados completando sua folha de pagamento, pagando as guias em dia e os parcelamentos, pois a prioridade dessa gestão é manter a saúde financeira do município.

Parabéns prefeito Valtenir pela sua postura de transparência.